FILOSOFIA EDUCACIONAL

Transformando habilidades em
competências para a construção
de
um mundo melhor

No novo século, torna-se essencial a implantação e o
desenvolvimento de uma escola cidadã, democrática,
transformadora, inclusiva e, acima de tudo, comprometida
com o bem comum da sociedade em que está inserida. A
escola deve:

Desenvolver atividades que possibilitem
a integração escola-comunidade

Incentivar a participação dos pais
na vida escolar de seus filhos.

Promover o crescimento, a integração e o
desenvolvimento de uma consciência crítica
onde os alunos vivenciem e percebam que é
pela participação que aprendemos, compreendemos
e transformamos o mundo.

Acreditamos e lutamos por uma sociedade participativa e
crítica, fundamentada na união dos grupos sociais e na
fraternidade de toda a humanidade, possibilitando a vivência
de ações de colaboração, solidariedade, amor e felicidade para
todos, fortalecendo as relações humanas e, principalmente, os
laços de família.

Queremos uma escola que:

Invista em seu papel transformador de
educar pela e para a cidadania.

Respeite as diversidades éticas,
culturais, religiosas e ideológicas.

Vemos o educando como sujeito ativo de seu processo de
aprendizagem, conscientes de que esta não se encerra nos
muros da escola, mas se estende à integração social e cultural.
O aluno, um SER de relação com uma identidade própria,
merece respeito e tem a possibilidade de desvelar a si mesmo
e ao mundo com alegria e prazer, na construção de uma
sociedade melhor, mais justa e fraterna.